Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário duma rapariga borderline

Como não sou como a comum das mulheres na casa dos 30, sem falsas modéstias sei que sou gira, inteligente, boa, divertida e amiga. Sou também mázinha, crítica, impulsiva, instável, insana. . Sou uma verdadeira Borderline.

Diário duma rapariga borderline

Como não sou como a comum das mulheres na casa dos 30, sem falsas modéstias sei que sou gira, inteligente, boa, divertida e amiga. Sou também mázinha, crítica, impulsiva, instável, insana. . Sou uma verdadeira Borderline.

23
Mar10

Recuperar a forma

Moky
Logo depois de ser mãe, uma das grandes preocupações da mulher é recuperar a forma física anterior à gravidez. Uma tarefa que exige muita dedicação e, acima de tudo, muita paciência...

O corpo da mulher depois da gravidez

As alterações provocadas pela gravidez são por vezes motivo de grande preocupação e mesmo de depressão para as novas mães. O corpo fica efectivamente diferente, e nem sempre essas alterações são facilmente reversíveis. Normalmente, as áreas mais afectadas pela gravidez são os seios, o abdómen e as pernas. No entanto, pode ainda haver alterações mínimas ao nível da pele e mesmo nos pés.

Contudo, e apesar de nem sempre ser fácil, é possível reverter algumas destas alterações. E quando o tempo não se encarrega disso, o esforço é fundamental.


  • Seios.

    Mesmo que não esteja a amamentar o bebé, os seios da mãe aumentam de volume logo após o parto, tornando-se progressivamente mais flácidos. Esta flacidez deve-se ao esticar da pele durante a gravidez, e pode ser minimizada, desde que adopte uma postura correcta, utilize um bom soutien e faça exercício para fortalecer os músculos do peito.

    Os elevados níveis hormonais que se registam durante a gravidez provocam um escurecimento dos mamilos e da pele envolvente (auréola). No entanto, a partir do terceiro mês após o nascimento do bebé, este escurecimento tende a atenuar-se, apesar de os mamilos nunca voltarem a ter a sua cor original.

  • Abdómen.

    O problema mais comum nesta zona do corpo está relacionado com as estrias. O aspecto destas marcas tende a melhorar a partir do sexto mês após o parto, no entanto, nunca desaparecem totalmente e acabam por manter-se mais ou menos visíveis durante toda a vida. O uso de cremes específicos durante a gravidez e depois do nascimento do bebé pode ajudar a prevenir ou atenuar o aparecimento das tão indesejáveis estrias.

    Quando o bebé nasce por cesariana, acrescenta-se uma outra marca no abdómen da mãe: a cicatriz. Esta tem um tom avermelhado durante o primeiro ano depois do nascimento do bebé, mas com o passar do tempo acaba por tornar-se mais discreta, num tom rosa ou esbranquiçada.

  • Pernas e mãos.

    Durante a gravidez e após o parto, é natural o aparecimento de varizes, que na maior parte das vezes são resultado do excesso de peso. Para prevenir o aparecimento de varizes, é aconselhável recorrer ao uso de meias de descanso e à aplicação de cremes específicos.

    Por outro lado, o inchaço das pernas e dos dedos, típico durante os nove meses de gravidez, tende a atenuar ou a desaparecer até à primeira ou segunda semana depois do nascimento do bebé.

  • Pele.

    As flutuações dos níveis de estrogénio e progesterona que ocorrem durante a gravidez podem provocar o aparecimento de acne após o nascimento do bebé. No entanto, também é possível que aconteça precisamente o contrário: uma mulher que tenha sofrido deste problema antes ou durante a gravidez pode vir a notar que a sua pele se torna mais limpa e suave após o parto.

    Ainda ao nível da pele, pode notar-se uma alteração da pigmentação em torno dos olhos, nariz e testa, que tende a ficar mais escura durante e após a gravidez.

     

 

Perder peso de forma saudável

topo

Apesar de todas as alterações que a gravidez provoca no corpo de uma mãe, o aumento de peso é normalmente o mais preocupante, e por vezes o mais difícil de combater. No entanto, nada é impossível e basta algum esforço, dedicação e paciência para que os quilos em excesso acabem por desaparecer. Este esforço passa por um programa regular de exercício físico – pelo menos três vezes por semana – e por uma dieta equilibrada e nutritiva.


Emagrecer bem e depressa é impossível, portanto o ideal será ter como objectivo perder 0,5 quilos por semana. Ou seja, convém pôr de parte quaisquer dietas demasiado rígidas – lembre-se de que precisa, no mínimo, de 1200 calorias por dia para se manter saudável. O ideal é que consuma, diariamente, entre 1800 a 2200 calorias. Quando se seguem dietas drásticas não se ingerem calorias em quantidade suficiente para sustentar as funções normais do organismo, o que acaba por resultar em falta de energia.

Assim, o melhor será mentalizar-se de que é preferível emagrecer lentamente, mas com segurança – entre 0,5 e 1 kg por semana - reduzindo a ingestão de gorduras e substituindo-as por alimentos ricos em hidratos de carbono, como por exemplo a fruta, o pão e as massas.

Um grama de gordura contém o dobro das calorias de um grama de proteínas ou hidratos de carbono, portanto o melhor será ter em mente um pequeno esquema apresentado na tabela acima.

É também aconselhável ter em conta algumas regras que podem ajudá-la a ultrapassar os momentos mais difíceis no seu esforço por emagrecer:


  • Pese-se apenas uma vez por semana para evitar o stress inerente ao facto de emagrecer muito lentamente.
  • Lembre-se de que os exercícios que elevam os batimentos cardíacos - marcha, natação, ciclismo e “jogging” - são particularmente eficazes na perda de peso.
  • Introduza o exercício físico lentamente e, mais tarde, aumente-o em termos de frequência e dificuldade.
  • Se está a amamentar, evite fazer exercício quando os seios estão cheios de leite.
  • Mantenha o pensamento positivo – dê valor aos pequenos passos que vai dando no seu progresso. Por exemplo, o facto de conseguir exercitar-se três vezes por semana, sem falhas ou desculpas.


Finalmente, é importante que esteja preparada para a possibilidade de não recuperar a silhueta anterior à gravidez, porque com o nascimento de um bebé, o corpo muda efectivamente de forma. No entanto, isso não quer dizer que não valha a pena tentar. Mesmo que não recupere a silhueta original, é sempre possível perder o excesso de peso e minimizar as outras alterações.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2009
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D