Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário duma rapariga borderline

Como não sou como a comum das mulheres na casa dos 30, sem falsas modéstias sei que sou gira, inteligente, boa, divertida e amiga. Sou também mázinha, crítica, impulsiva, instável, insana. . Sou uma verdadeira Borderline.

Diário duma rapariga borderline

Como não sou como a comum das mulheres na casa dos 30, sem falsas modéstias sei que sou gira, inteligente, boa, divertida e amiga. Sou também mázinha, crítica, impulsiva, instável, insana. . Sou uma verdadeira Borderline.

16
Fev10

26 SEMANAS DE GESTAÇÃO

Moky

 

Está grávida de 26 semanas – já só faltam 98 dias!


Sinais de pré-eclâmpsia e como aliviar a obstipação:


Por esta altura, a sua tensão arterial poderá estar a aumentar ligeiramente, regressando aos intervalos normais anteriores à gravidez. (Das 22 às 24 semanas, a tensão arterial baixou um pouco.) Embora a pré-eclâmpsia ocorra maioritariamente no último trimestre, esta é uma boa altura para se consciencializar dos sinais desta situação perigosa que ocorre em 3 a 7% de todas as gravidezes. Entre os sinais a que deve estar atenta incluem-se as mãos e a cara inchada, um aumento súbito de peso (devido à retenção de líquidos), visão desfocada, ver manchas, dores de cabeça repentinas intensas ou persistentes ou dores no abdómen superior. Ao rastrear hipertensão ou proteínas na urina nas consultas de rotina da gravidez, o médico controla a existência de pré-eclâmpsia, mas contacte-o de imediato se tiver algum destes sintomas entre as consultas. A identificação precoce da pré-eclâmpsia é essencial para a sua saúde e a do bebé. Sofre de prisão de ventre? Esta é uma queixa comum. Metade das mulheres grávidas sente um abrandamento do funcionamento intestinal. Na origem desta congestão está o abrandamento do sistema digestivo e a compressão do peso do útero sobre o recto. Os suplementos de ferro também podem contribuir para o problema.

EXPLICAÇÃO

O que são as contracções de Braxton Hicks?

As contracções de Braxton Hicks são apenas a versão de grávida das ligeiras contracções uterinas involuntárias que a maioria das mulheres sente no dia-a-dia, segundo o Dr. Mark Taslimi, professor de obstetrícia e ginecologia no Lucille Packard Children's Hospital em Palo Alto, na Califórnia. Músculos involuntários, como o útero, o coração e os intestinos contraem-se regularmente sem que a pessoa sequer dê conta. Quando o útero fica maior, as contracções são mais evidentes, dado que movimentam uma maior massa muscular. A menos que as contracções se tornem frequentes e ocorram com intervalos regulares, não há verdadeiro motivo para preocupação.

O QUE ELAS DIZEM

"Quando digo às pessoas de quanto tempo estou grávida, elas dizem, 'Meu Deus, só?' Tive mesmo quem me perguntasse se eu ia ter gémeos!" — Catarina

"Às vezes farto-me do bla-bla-bla romântico em redor da gravidez – todos dizem que as mulheres grávidas são lindas, que esta é a altura mais mágica da minha vida, etc. Eu cá nunca me senti menos atraente! Estou sempre a ouvir falar de mulheres que ‘adoram’ estar grávidas e não consigo deixar de ficar perplexa. Não acredito que seja a única mulher no mundo que não está propriamente a adorar a experiência!" — Laura

DICA DE CONFORTO

Aliviar a obstipação

Tente as seguintes ideias para pôr o seu corpo em movimento:

• Pratique exercício regularmente.

• Beba muita água (pelo menos seis a oito copos de água por dia).

• Beba um copo de sumo de fruta por dia e coma muitos alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, fruta e vegetais.

• Quando tiver vontade de ir à casa-de-banho, trate disso de imediato. Reter pode causar a secura das fezes, agravando o problema.

• Não deixe de tomar o suplemento de ferro sem o consentimento do médico. Uma mudança de horários ou da marca dos alimentos poderá ajudar.

• Pergunte ao seu médico se pode tomar um suplemento de fibras ou um laxante de venda livre.


Está grávida de 26 semanas – já só faltam 98 dias!
Começa a formar-se gordura por baixo da pele do bebé.


O bebé pesa agora cerca de 900 gramas e mede cerca de 35,5 cm da cabeça ao calcanhar. O peso irá mais ou menos triplicar deste momento até ao nascimento, à medida que rapidamente forma a sua gordura. Essa gordura ser-lhe-á necessária para se adaptar às temperaturas mais baixas fora do útero e como fonte de energia e calorias nos primeiros dias de vida. É comum os recém-nascidos perderem peso, especialmente os que se alimentam de leite materno (por vezes a perda de peso chega a 10% do peso à nascença) na primeira semana após o nascimento.

Os percursos nervosos dos ouvidos do bebé começam a desenvolver-se, o que quer dizer que a sua resposta aos sons começa a tornar-se mais consistente. Os pulmões também estão em pleno desenvolvimento, ao mesmo tempo que o bebé continua a inspirar pequenas quantidades de líquido amniótico – um bom treino para quando, depois de nascer, inspirar pela primeira vez aquela lufada de ar. Se for um rapaz, os testículos começam a descer para o escroto – uma viagem que demorará cerca de três dias.

É mesmo verdade:

Na grande maioria das línguas do mundo, a palavra para “mãe” começa com a letra M.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2009
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D