Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário duma rapariga borderline

Como não sou como a comum das mulheres na casa dos 30, sem falsas modéstias sei que sou gira, inteligente, boa, divertida e amiga. Sou também mázinha, crítica, impulsiva, instável, insana. . Sou uma verdadeira Borderline.

Diário duma rapariga borderline

Como não sou como a comum das mulheres na casa dos 30, sem falsas modéstias sei que sou gira, inteligente, boa, divertida e amiga. Sou também mázinha, crítica, impulsiva, instável, insana. . Sou uma verdadeira Borderline.

22
Jun10

Dicas para escrever melhor:

Moky

Adoro escrever. Inclusivé já fiz uma formação de escrita criativa, mas infelizmente ainda não entreguei nenhuma parte do que escrevi.

Agora fui mãe e parece que o tempo livre, ideal para escrever, terminou. Mas não. Ao ler blogs como este, vejo que estou errada:

 

DICAS PARA ESCREVER #1: EXPECTATIVAS E MUDANÇAS

 

Se está bloqueada/o a escrever, há muito tempo, comece por pensar que o problema é das demasiadas expectativas. Afinal escrever é uma coisa que se deve fazer antes de mais para si, e que o objectivo prévio tem de ser sempre esse.
Depois, mude os hábitos e os ambientes: se escreve a computador, vá buscar um bloco; se escreve a caneta, troque-a por um lápis. Se escreve em casa à janela, mude de lugar. Se nunca escreveu num café, sente-se e escreva. Se escreve sempre a ouvir música, mude de música. Já pensou que uma banda sonora ajustada ao que está a escrever pode ajudar? Se nunca escreveu a ouvir jazz ou música clássica, força.
E, mais importante do que tudo isso: se fica horas a pensar na primeira frase ideal ou estilosa, que vai parar o mundo depois de a ler, esqueça. Comece pelo mais simples, pela ideia em si, em bruto. Tem muito tempo para rever depois.
Mude de hábitos consigo mesma/o, e comece a escrever de uma forma descontraída e natural como nunca se deixou fazer.

 

DICAS PARA ESCREVER #2: A IDEIA, NÃO OS ARREDORES

 

Um dos problemas ao escrever, depois de ter uma ideia, é em vez de escrevermos a ideia logo, fazermos tudo menos isso: escrevemos o percurso até à ideia, explicamos a ideia, desmembramos a ideia.
A primeira coisa a fazer quando se tem algo para escrever que nos parece ter interesse, é escrever isso directamente. Há tempo para explicar e melhorar depois.
Um dos truques pode ser também escrever a ideia de três formas diferentes. Uma mais directa, uma mais preocupada com o estilo, outra que aponta para o final. Escreva as três. E depois siga a que lhe parecer que lhe abre mais caminhos.

 

DICAS PARA ESCREVER #3: O FIM, NÃO O PRINCÍPIO

 

E se em vez de escrever o princípio da ideia que tem em mente, escrevesse o fim?
É excelente estar a escrever sem se saber para onde vai, levados pela emoção, pela imaginação, mas há alturas em que é preciso tomar opções. E o problema, a meio de um texto que foi escrito como uma paixão, é pensar: para onde é que isto vai? Nessas alturas, crie um fim.
Dou sempre esta imagem: é como se tivesse de desenhar um arco, e para isso precisa de um fim, para que o meio possa funcionar. Tente escrever o princípio e o fim, e verá a liberdade que isto lhe traz para criar melhor. Até porque o fim e o início são em geral as partes mais trabalhadas e reescritas.

 

DICAS PARA ESCREVER #4: NÃO SOU EU QUE FAÇO FALTA?

 

Temos a tendência para programar o enredo, criar personagens fortes, e tentar o mais possível afastar o texto da nossa biografia e das nossas experiências. Porém, quando sentimos que o texto não funciona, porque está demasiado afastado, seco, mental, construído, podemos aproximá-lo antes de mais de nós. Colocar uma experiência pessoal, na boca do narrador, na vivência de uma das personagens, pode imediatamente criar uma relação que vai contagiar todo o texto. E uma mais valia para trabalharmos até essa experiência pessoal a vários níveis, podendo até ajudar a abrir portas no texto.

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2009
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D